-
Arquitetos: Barq
- Área: 2000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Federico Kulekdjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em uma tranquila rua do bairro de Villa Urquiza delimitada por duas linhas rodoviárias com foco nas estações Coghlan e Drago.
É um bairro próspero, mesmo com a grande quantidade de demolições sofridas para a construção da rodovia. Está caracterizado por diversas tipologias - desde casas antigas de um ou dois pavimentos até edifícios de apartamentos - ruas tranquilas e arborizadas junto a avenidas de trânsito rápido e fluido. O edifício responde ao entorno com uma aparência distintamente contemporânea.
A proposta possui seu ponto de partida em outro edifício do escritório, construído na mesma rua, a apenas 50 metros de distância. Tendo como referência o Le Bretón II, como gostamos de chamá-lo, a edificação mantem as formas do seu antecessor, incorporando 3 tipologias das residências com jardins de distintas superfícies. Elas agrupam-se em dois blocos divididos por um grande pátio central onde está o núcleo de circulação a céu aberto. Os apartamentos do bloco em contato com a rua são unidades de um, dois ou três ambientes e duas coberturas com terraço próprio. O outro bloco possui 3 residências de um pavimento com jardim próprio e uma cobertura no terceiro pavimento com um grande terraço e piscina própria. Estas tipologias procuram manter o caráter das residencias do bairro, mas dentro das comodidades de um complexo de moradias coletivas.
Os materiais e revestimentos procuram reforçar a ideia da estrutura como linguagem: o concreto é aparente, sem pintura, apelando a diferentes tipos de formas para que a luz ressalte os distintos revestimento. Grandes painéis envidraçados com esquadrias de alumínio do chão ao teto, revestimento interior de gesso e exterior de cor preta configuram os principais acabamentos. A incorporação da madeira como linguagem do bloco posterior, outorga ao edifício um aconchego particular e moderno, que contrasta com o bloco frontal, criando um diálogo amável entre eles e o entorno.
Originalmente publicado em 19 de maio de 2015.